Estudantes de Cuba e Bolívia tentam validar diplomas

Estudantes de Cuba e Bolívia tentam validar diplomas
DE BRASÍLIA – Médicos formados no exterior, principalmente Bolívia e Cuba, tentarão ainda neste semestre obter autorização para atuar no Brasil.
O primeiro exame nacional para a revalidar diplomas de medicina obtidos no exterior recebeu 502 inscrições, das quais 391 são de estudantes formados nos dois países.
É o desfecho do caso de brasileiros que estudaram em Cuba e queriam trabalhar no Brasil. Esses alunos são indicados por movimentos e partidos políticos para a Elam (Escola Latino-Americana de Medicina).
Eles se queixavam das regras vigentes, em que uma universidade federal analisa o currículo e valida ou não o diploma no país, sem uniformidade nos critérios nem no valor das taxas cobradas.
Em 2003, o Itamaraty começou a negociar uma solução específica para eles, o que gerou críticas do Conselho Federal de Medicina, que viu privilégio aos alunos de Cuba.
Em 2009, então, o Ministério da Saúde decidiu elaborar uma prova comum a todos os interessados, aplicada por 24 universidades públicas.

(Fuente: Folha de S. Paulo 29 de mayo de 2010, cuaderno Cotidiano)

1 comentario

  1. Assim, o graduaos da ELAM tem que fazer você analisar?
    E os médicos cubanos, os graduados das Faculdades de Cuba se instalarem no Brasil .., você tem que fazer o teste?


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deja un comentario