CD de Mayra Andrade ganha edição brasileira

CD de Mayra Andrade ganha edição brasileira
DA REPORTAGEM LOCAL

Segundo trabalho de Mayra Andrade, 25, «Stória, Stória…» ganha edição nacional -um ano depois do lançamento europeu. Nascida em Cuba e levada a Cabo Verde com duas semanas de vida, a cantora vive na França desde os 17 anos. E faz música… brasileira?
«É isso que costumam dizer, em todos os lugares do mundo, quando ouvem meu trabalho», ela diz, por telefone, de Paris.
Em português e sem sotaque. «Como a única referência que se tem de Cabo Verde na área é Cesária Évora -e sendo eu tão diferente dela-, fica essa coisa repetitiva de compararem minha música com a do Brasil.»
Quase todas as canções de «Stória…» são em crioulo -língua africana de embocadura semelhante à nossa. Há uma em francês («Mon Carrousel») e apenas uma no nosso idioma («Morena, Menina Linda»). Ainda assim, a sensação de «álbum de MPB» é constante, graças ao time de músicos.
Gravado entre Havana, Paris, São Paulo, Rio e Salvador, tem produção do brasileiro Alê Siqueira (Tribalistas, Elza Soares), que Mayra conheceu em CDs dos cubanos Roberto Fonseca e Omara Portuondo. E conta, na ficha técnica, com os nossos Lincoln Olivetti, André Mehmari, Jacques Morelenbaum e Marcos Suzano.
«O trabalho de alguns artistas brasileiros tem dimensão universal, o que não é comum na música de Cabo Verde.» (MP)

(Fuente: Folha de S. Paulo de 5 de mayo de 2010 cuaderno Ilustrada)

Deja un comentario

No hay comentarios aún.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deja un comentario